domingo, 26 de julho de 2015

Tubarão


O tubarão é uma das espécies marinhas mais primitivas, com mais de 200 milhões de anos. Eles foram conterrâneos dos dinossauros.
Por falar em tubarão-baleia, você sabia que esse gigantesco animal se alimenta apenas de plâncton? Apesar do tamanho, é uma das espécies mais inofensiva.
Os tubarões possuem audição e olfato superior aos dos seres humanos. Eles são capazes de sentir o cheiro de uma gota de extrato de peixe num raio de 2 000 metros, além de que conseguem cheirar uma gota de sangue em 100 partes de água. Tem também a capacidade de ouvir sons longínquos e captar sete vezes mais tonalidades de cores do que nós.
Tubarões não tem ossos. Ao invés de ossos, eles possuem cartilagem.
Formada por escamas placóides, a pele do tubarão é resistente e áspera.
Tubarões são capazes de viver até 60 anos.
Algumas espécies possuem o fígado gigante. O fígado é responsável por cerca de 10% de todo o peso do animal. Já foram encontrados tubarões com fígado de 1,5 metros de comprimento, e cerca 1 metro de largura.
Os tubarões são parentes das arraias.
Segundo a FAO (Agência da ONU para Alimentação e Agricultura) entre 50 e 100 milhões de tubarões são mortos anualmente, grande parte por navios pesqueiros. Isso significa que morrem 11 milhões desses animais para cada ataque contra seres humanos.
Mesmo os navios e barcos que não pescam tubarões costumam aproveitar alguma coisa do bicho: as barbatanas. O motivo? A sopa de barbatana é considerada uma iguaria em algumas partes do mundo, especialmente na China, onde é servida em celebrações e ocasiões especiais. Mas o que acontece com o resto do corpo? É jogado ao mar.
A “indústria” da barbatana de tubarão é milionária. Um quilo de barbatana pode chegar a mil dólares em alguns restaurantes de Honk Kong.
O consumo de tubarões na China mexe com a indústria pesqueira do mundo todo. Pode parecer inacreditável, mas ela é responsável pela matança anual de 280 mil tubarões só na costa brasileira.
Segundo os biólogos, a matança generalizada de tubarões pode levar algumas espécies a extinção em poucos anos. A população de tubarões-cabeça-chata, por exemplo, diminuiu 99% na costa atlântica dos Estados Unidos. Os tubarões-tigre e tubarões-martelo diminuíram 97%.
tubarão baleia Tubarão-baleia .                                  
                  
 Resultado de imagem para Tubarão-branco  Tubarão branco

 Resultado de imagem para Tubarão Cabeça Chata     Tubarão cabeça chata                 


   tubaraoTubarão-cobra
  http://omundofantasticonofundodomar.blogspot.com.br/2015/07/tubarao-da-groenlandia.html    Tubarão-da-Groenlândia






Nenhum comentário:

Postar um comentário